O que é Topografia



Topografia significa a descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, variações altimétricas, acidentes geográficos, etc. A Topografia fornece dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas por engenheiros ou arquitetos. Sendo fundamental tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra.

Topografia

A Topografia é tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos etc.

"Topografia (do idioma grego topos, lugar, região, e graphein, descrever: “descrição de um lugar”) é a ciência que estuda os acidentes geográficos, conforme localização em uma dada região. "

Solo Topografia e Georreferenciamento

Topografia garante maior precisão nos projetos

Toda vez que vamos edificar algo, seja uma casa, um prédio, uma estrada ou uma barragem precisamos antes analisar o terreno no qual vamos construir. Hoje com a tecnologia existente praticamente todos os arquitetos e engenheiros pedem um levantamento topográfico do terreno para que com esses dados possa projetar.

Isso garante a eles maior precisão nos seus projetos e a seus clientes maior satisfação e economia de mão de obra e materiais. Em outra fase da obra chamada locação a topografia também é muito usada. Consiste em localizar com precisão a fundação da edificação dentro do terreno.

Topografia

Outra aplicação muito comum é a demarcação e conferência de divisas de terrenos, sítios e fazendas para confrontação com dados de escrituras e requerimento de usucapião. Nos projetos de terraplanagem a topografia tem uma importância imensa, começando pelo levantamento da área, determinando cortes e aterros e calculando o volume de terra movimentado.

" A implantação de novos loteamentos e condomínios nos dias de hoje é impensável sem o uso da topografia. Estas são algumas de suas muitas aplicações. "

A topografia atua em áreas relativamente pequenas da superfície da Terra, de modo que sejam representadas particularidades da área, como construções, rodovias, rios, ferrovias, relevos, vegetação e limites entre terrenos, propriedades e outros detalhes de interesse em duas dimensões, e auxilia a geologia graficamente, com medições de distâncias e ângulos de modo que permita reproduzir à aparenta do terreno em suas medidas reais.

Queremos saber o que você precisa de forma rápida e fácil.